segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PS quer "castigar exemplarmente" as ilegalidades

O deputado socialista Fernando Jesus enviou uma carta aos trabalhadores de «O Primeiro de Janeiro», onde critica o «comportamento inqualificável dos proprietários do jornal na forma como conduziram o despedimento de jornalistas e trabalhadores deste centenário matutino», refere a Lusa.

O parlamentar, que é o coordenador dos deputados socialistas eleitos pelo Porto, pediu às autoridades competentes, que fiscalizem a forma como os jornalistas foram despedidos.

Fernando Jesus apela «a todas as entidades públicas com responsabilidades no cumprimento da legalidade, designadamente à Inspecção-Geral do Trabalho, que não deixará de acompanhar este lamentável caso com o interesse e atenção merecidos, tomando as medidas adequadas, visando castigar exemplarmente eventuais desvios à legalidade, garantindo assim o cumprimento das obrigações e salvaguardando todos os direitos dos jornalistas e trabalhadores».

Para o deputado, é «realmente muito doloroso verificar como os proprietários dum jornal com o historial e pergaminhos deste matutino, por razões ainda não totalmente esclarecidas, têm o despudor de tratar os seus trabalhadores com atitudes que atentam contra todos os valores da dignidade humana».

Segundo Fernando Jesus, os proprietários do jornal «acabam de manchar de forma indelével o nome e o prestígio que o Janeiro granjeou ao longo de mais de um século no panorama da imprensa portuguesa».

in Portugal Diário

Sem comentários: